segunda-feira, 18 de maio de 2009

Runas


A palavra "runa" tem origem em um termo nórdico "run", que significa segredo.
As runas são um antigo alfabeto escandinavo, utilizado para comunicação cotidiana e para propósitos místicos, manuseadas pelos runemal (runólogos), como adivinhação e orientação.
Os vickings também utilizavam as runas para proteger suas casas e infundir poder às suas espadas, machados e escudos; além dos seus fins curativos e meditativos.

O deus nórdico Odin se submeteu a um supremo ato de auto sacrifício para obter o conhecimento secreto das runas. Permaneceu suspenso, por nove dias e nove noites, pendurado pela lança, de cabeça para baixo no Yggdrasil, a "árvore do mundo", até se dar conta das pedras rúnicas no chão. Esticando-se, com dificuldade, conseguiu apanhá-las, sendo então libertado pela magia destas pedras e, por iluminação, aprendeu os conhecimentos e poderes mágicos das runas.
Odin transmitiu à humanidade esse conhecimento obtido sobre as palavras mágicas e também de como registrar essas palavras através do alfabeto rúnico. Distribuiu as vinte e quatro runas entre três deuses: Hagal, Freya e Tyr; os quais deram às runas suas energias.
Freya, a energia de mãe, de esposa, de amante, e de irmã; Hagal, o conselheiro sábio, correto e energético; Tyr, o jovem guerreiro, corajoso e lutador. E a vigésima quinta runa, que é branca, representa Odin (destino).

Atualmente, utilizamos a orientação e sabedoria das runas, além de seus poderes curativos, meditativos e seus fins de proteção. Podemos utilizar amuletos, desenhar algumas letras (significativas) em bolsas, roupas e acessórios (carteira, cinto outros).

Nenhum comentário:

Postar um comentário